Riscos Ocupacionais aos Trabalhadores e Trabalhadoras em Escritórios de Empresas de Logistica (Parte-I)

Ao contrário do senso comum,os(as) Trabalhadores(as)  em Escritórios também estão expostos á riscos á sua saúde : mobiliário inadequado pode causar problemas na coluna,muitas horas sentado pode contribuir para disturbios osteomusculares,obesidade,problemas cardíacos entre outros.

Ficar muitas horas em frente á uma tela de computador,pode danificar a visão,causar dores de cabeça,e o excesso de digitação pode levar ás L.E.R (lesões por esforço repetitivos) com seus efeitos altamente nocivos,e que, de acordo com o Presidente Moacyr Firmino já foi uma das maiores causas de afastamento do trabalho em nosso setor.

Entretanto,existem os chamados “males invisíveis” ou silenciosos e que levam a efeitos devastadores na vida profissional e pessoal dos(as) Trabalhadores(as);são os transtornos mentais e de ansiedade,e que atualmente são a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil e,de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) em breve será a principal causa de afastamento do Trabalho no Mundo.

Nesse sentido, essa luta é de todos pois os prejuízos á saúde dos(as) Trabalhadores(as) devem ser prioritariamente evitados (ou indenizados),mas vale ressaltar que é principalmente uma responsabilidade das Empresas,pois além dos custos com indenizações existe a perda de produtividade.

O denominado Estresse Ocupacional,causado por um Ambiente de Trabalho “ tóxico”,com cobranças excessivas,a pressão por resultados,desvios de conduta como Assédio Moral ,são uma bomba relógio prestes a explodir na vida dos Profissionais.O SINDLOG consciente dessas demandas que prejudicam Trabalhadores(as) e Empresários,faz um chamamento ao diálogo para juntos erradicarmos os riscos ocupacionais na Logística,e isso passa pelo fortalecimento e preparação das CIPAS.

CONHECER PARA COMBATER E EVITAR :

AS PATOLOGIAS MAIS COMUNS

Depressão,Transtorno de Pânico,Ansiedade e Síndrome de Burnout

No próximo artigo abordaremos com mais detalhes,todos esses transtornos psicossociais