Dia da Mulher
Embora oficializado pela ONU em 1975, o DIA INTERNACIONAL DA MULHER tem suas origens em datas bem anteriores.
O evento mais marcante ocorreu em 1857,quando 129 Trabalhadoras morreram carbonizadas em uma indústria têxtil em Nova York, um incêndio criminoso causado por próprio dono da empresa.
Muitos eventos ocorreram nos EUA e na Europa no início do século XX, contra as condições de trabalho degradantes e pela igualdade de direitos.
Assim, 08 de março é dia de luta, visto que, embora as mulheres nessa luta secular tenham obtido inúmeras vitorias, ainda há muito que construir e conquistar.
No Brasil onde as injustiças sociais persistem, a desigualdade de gênero e o racismo estrutural atingem em cheio as companheiras nas mais variadas esferas, públicas e privadas, os mais recentes (péssimos) exemplos vem da própria ALESP, pelas repugnantes declarações feitas pelo Deputado estadual Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas, assunto em que já me manifestei, inclusive exigindo a cassação desse parlamentar indigno, além do inadmissível assedio sexual praticado em plenário, pelo Deputado Fernando Cury contra a Deputada estadual Isa Penna.
São provas cabais de um machismo estrutural que precisa ser extirpado!
Nós do setor de Transporte e Logística, no qual o SINDLOG representa uma categoria majoritariamente constituída por mulheres, estamos juntos nessa luta por uma sociedade justa e igualitária.
Parabéns companheiras!!
Palavra de Moacyr Firmino Presidente do Sindlog e da AGRELOG.