1° de maio

{gallery}1maio-geral{/gallery}

Delegação sindical chinesa se reúne com o Presidente Moacyr Firmino

Como parte de suas iniciativas de intercâmbio sindical internacional, o Sindlog recebeu uma delegação de importantes sindicalistas da cidade chinesa de Wuhan, capital da província de Hubei.

Estiveram visitando a Sede do Sindlog o Sr. Chen Guo’na, Diretor da Comissão de Trabalhos da Comissão Sindical de Trânsito e Transportes de Wuhan; Sr. Ma Xumiao, Vice Inspetor das Federações Sindicais de Wuhan; Sr. Zhang Liangpu, Vice Inspetor do Departamento Cultural de Wuhan; Sr. Gao Shuzheng, Presidente do Sindicato Educacional de Wuhan; Sr. Chen Jinsong, Vice Presidente Executivo da Federação Distrital de Xinzhou; Sindicato de Wuhan e Sr. Wang Shihan, Presidente das Autoridades Diretas das Federações Sindicais de Wuhan

O presidente do Sindlog, Moacyr Firmino, explicou à delegação chinesa como é formada a Estrutura Sindical Brasileira, o porte das empresas de transportes em São Paulo, como são as diretorias dos Sindicatos, quais são as reivindicações mais comuns dos trabalhadores, etc.

O Presidente Moacyr explicou também que, no Brasil, os recursos que mantêm as entidades sindicais são provenientes dos trabalhadores, e que não há repasse por parte do governo.

Temas como as leis que regulamentam o movimento sindical no Brasil, os prazos legais para notificação das empresas sobre paralisações e greves, a política de negociação entre trabalhadores e patrões, o papel do Sindicato nas negociações salariais, também foram debatidos.

Sobre o Sindlog, o Presidente Moacyr explicou à delegação chinesa como se dá o funcionamento de toda a estrutura da entidade, que conta hoje com mais de 70 profissionais atuando em varias áreas, e falou também sobre a grande participação dos associados em todos os momentos da vida do Sindicato.

O Presidente Moacyr ouviu dos visitantes relatos interessantes de como tem sido a participação dos sindicatos chineses na elaboração das leis trabalhistas no país.

Os sindicalistas chineses informaram que o governo chinês repassa até 5% de seus recursos para os Sindicatos, sendo que o salário médio real do trabalhador chinês, em Wuhan, hoje gira em torno de US$600.00

As reuniões entre empresas, governo e sindicatos são realizadas duas vezes ao ano (janeiro e junho), para traçarem parâmetros de negociações.

Ao final da reunião, todos se mostraram muito satisfeitos com essa rica troca de experiências.

{gallery}delegacaochinesa2012{/gallery}

Ganhadores do Sorteio

Atenções trabalhadoras confiram os ganhadores do sorteio dos 16 carros novos na festa do 1° de Maio

• Alexandre de Sousa Costa. (4.653.701)