Palavra do Presidente – Dia da Mulher

 

 

presidente2

8 DE MARÇO – AS MULHERES E SEU DIA

 O primeiro Dia da Mulher ocorreu em maio de 1908, nos Estados Unidos, e no ano seguinte o Partido Socialista americano oficializou a data como sendo 28 de fevereiro.

Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhagen.

Em 25 de março de 1911, um incêndio numa fábrica em Nova York matou 146 trabalhadores – a maioria mulheres costureiras –, num episódio que se tornou tão marcante que é considerado por muitos, de forma equivocada, como a origem do Dia Internacional da Mulher.

Na Rússia, as manifestações do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 1917,  com a greve das operárias têxteis, se transformaram no estopim da Revolução Russa.

Aqui no Brasil, foi somente em 1932, após muita luta, que as mulheres conquistaram o direito de votar e serem votadas para cargos no executivo e legislativo..

Mesmo com toda essa história, somente em 1975 o Dia Internacional da Mulher foi oficiliazado pela ONU – Organização das Nações Unidas.

 

AS MULHERES E SUA LUTA

 As mulheres que lutaram pela criação desta data não queriam apenas comemorar, e é por isso que, na maioria dos países, esse dia é marcado pela realização de debates e manifestações cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.

Esse esforço busca combater o preconceito e a desvalorização da mulher, pois mesmo com todos os avanços e conquistas as mulheres ainda sofrem com a violência masculina, salários mais baixos, jornada de trabalho excessiva e desvantagens na carreira profissional.

Muito já foi conquistado, sem dúvida, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido, inclusive no setor de transportes e logística, onde as mulheres representam mais de 70% dos trabalhadores administrativos. 

NOSSA SAUDAÇÃO ÀS MULHERES 

Quero nesse 8 de Março, em nome da Diretoria do Sindlog, saudar todas as mulheres, e particularmente aquelas que trabalham no setor de transportes e logística.

Afinal, sabemos que se hoje o setor da Logística é tão importante, deve isso em grande parte ao trabalho e à dedicação dessas companheiras.

Meu desejo é que possamos avançar para uma sociedade em que as mulheres tenham plenamente reconhecidos seu talento e sua capacidade, e possam se sentir valorizadas. 

Essa é a mensagem do Moacyr Firmino